Com grande repercussão em várias cidades do Brasil e exterior, o Festival Ver e Fazer Filmes foi notícia em programas de TV, jornais, rádios, sites e blogs. O portal do evento teve mais de 9 mil acessos no período de julho a agosto, com visitantes em diversas regiões do território nacional e em 30 países.Na TV Panorama, filiada da Rede Globo na Zona da Mata, o Festival foi tema de três reportagens especiais no noticiário “MG TV”. O Programa “Conexão Futura”, do Canal Futura, realizou entrevista com uma das equipes que participou do evento, formada por jovens de Maputo, Cabo Verde.
Na mídia impressa em Cataguases, o órgão oficial do município – “Jornal Cataguases” e o “Jornal Atual” publicaram várias matérias sobre o evento. Na região, o Festival foi tema no “Tribuna de Minas”, de Juiz de Fora, e no “Jornal Leopoldinense”. Em Belo Horizonte, foi notícia nos Jornais “Hoje em Dia”, “O Tempo” e “Estado de Minas”. No jornal “O Globo” o destaque foi a Campanha Cine Edgard.
O Festival Ver e Fazer Filmes também foi notícia no portal “Buala”, um canal virtual da cultura contemporânea africana, com foco nos países de língua portuguesa. Entre os sites que publicaram matérias sobre o evento, destacam-se: “Cultura e Mercado”, “Portal Click”, “Zine Cultural”, “Duo – Informação e Cultura”, entre muitos outros.
Foi na web que o Festival fez sua mais longa viagem, alcançando pessoas de várias cidades do Brasil e do mundo. De acordo com dados do Google Analytics, o maior número de visitas ao portal do Festival foi na cidade de Belo Horizonte (5.400) seguido do Rio de Janeiro (1.004), Salvador (637) e Cataguases (480). No total foram 8.836 acessos em 105 cidades de diferentes regiões do país, como Florianópolis, Aracaju, Belém e Rondonópolis.
No exterior, foram registrados 500 acessos em 30 países. O maior número de visitas foi em Portugal, Cabo Verde, EUA e Alemanha. Mostrando mais uma vez o poder da Internet de transpor fronteiras, também houve visitas na Índia, Japão, Rússia, Camboja, Ucrânia e República Tcheca. Na pesquisa por cidades, Berlim, Paris, Nova York, Los Angeles, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires tiveram o maior número de acessos.
Clique no links para ter um panorama das visitas ao site:
“Vivi um dos grandes momentos da minha vida observando e ajudando um grupo de jovens fazendo, na minha frente, um filme. Foi como ver nascer uma criança”. Maurice Capovilla, cineasta, Rio de Janeiro.
“A realização do Festival confirma o que todo mundo sabe: podemos sim, inovar, ousar e fazer um evento que resume em duas semanas todo o potencial criativo da cidade”, Regina Vieira, Sebrae Minas, Belo Horizonte.
“Tenho o prazer de enviar manifestações de aplauso e reconhecimento pela iniciativa e pelo brilhante trabalho realizado no âmbito do Programa de Cultura e Desenvolvimento Local. A segunda edição do Festival Ver e Fazer Filmes é prova disso. Parabéns pela iniciativa!”. Washington Mello, Secretário de Cultura de Minas Gerais.
Festival é destaque em vários canais da mídia.
Com grande repercussão em várias cidades do Brasil e exterior, o Festival Ver e Fazer Filmes foi notícia em programas de TV, jornais, rádios, sites e blogs. O portal do evento teve mais de 9 mil acessos no período de julho a agosto, com visitantes em diversas regiões do território nacional e em 30 países.Na TV Panorama, filiada da Rede Globo na Zona da Mata, o Festival foi tema de três reportagens especiais no noticiário “MG TV”. O Programa “Conexão Futura”, do Canal Futura, realizou entrevista com uma das equipes que participou do evento, formada por jovens de Maputo, Cabo Verde.
Na mídia impressa em Cataguases, o órgão oficial do município – “Jornal Cataguases” e o “Jornal Atual” publicaram várias matérias sobre o evento. Na região, o Festival foi tema no “Tribuna de Minas”, de Juiz de Fora, e no “Jornal Leopoldinense”. Em Belo Horizonte, foi notícia nos Jornais “Hoje em Dia”, “O Tempo” e “Estado de Minas”. No jornal “O Globo” o destaque foi a Campanha Cine Edgard.
O Festival Ver e Fazer Filmes também foi notícia no portal “Buala”, um canal virtual da cultura contemporânea africana, com foco nos países de língua portuguesa. Entre os sites que publicaram matérias sobre o evento, destacam-se: “Cultura e Mercado”, “Portal Click”, “Zine Cultural”, “Duo – Informação e Cultura”, entre muitos outros.
Foi na web que o Festival fez sua mais longa viagem, alcançando pessoas de várias cidades do Brasil e do mundo. De acordo com dados do Google Analytics, o maior número de visitas ao portal do Festival foi na cidade de Belo Horizonte (5.400) seguido do Rio de Janeiro (1.004), Salvador (637) e Cataguases (480). No total foram 8.836 acessos em 105 cidades de diferentes regiões do país, como Florianópolis, Aracaju, Belém e Rondonópolis.
No exterior, foram registrados 500 acessos em 30 países. O maior número de visitas foi em Portugal, Cabo Verde, EUA e Alemanha. Mostrando mais uma vez o poder da Internet de transpor fronteiras, também houve visitas na Índia, Japão, Rússia, Camboja, Ucrânia e República Tcheca. Na pesquisa por cidades, Berlim, Paris, Nova York, Los Angeles, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires tiveram o maior número de acessos.
Clique no links para ter um panorama das visitas ao site:
Relatórios de acessos ao site do Festival de 01/07/2010 até 01/09/2010:
Total de acessos
Acessos de cidades brasileiras
Acessos de cidades em todo o mundo
Acessos de países em todo o mundo
Matéria site Buala: http://www.buala.org/pt/afroscreen/ver-e-fazer-filmes-a-partir-de-cataguases
Entrevista Canal Futura: http://www.youtube.com/watch?v=znWP_-m9rHc
Alguns depoimentos:
“Vivi um dos grandes momentos da minha vida observando e ajudando um grupo de jovens fazendo, na minha frente, um filme. Foi como ver nascer uma criança”. Maurice Capovilla, cineasta, Rio de Janeiro.
“A realização do Festival confirma o que todo mundo sabe: podemos sim, inovar, ousar e fazer um evento que resume em duas semanas todo o potencial criativo da cidade”, Regina Vieira, Sebrae Minas, Belo Horizonte.
“Tenho o prazer de enviar manifestações de aplauso e reconhecimento pela iniciativa e pelo brilhante trabalho realizado no âmbito do Programa de Cultura e Desenvolvimento Local. A segunda edição do Festival Ver e Fazer Filmes é prova disso. Parabéns pela iniciativa!”. Washington Mello, Secretário de Cultura de Minas Gerais.