SESSÃO ESPECIAL O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO

O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO?” é um projeto transmídia composto por um  longa-metragem de ficção, exposição transmídia e oficinas para crianças e jovens. O projeto tem a coordenação de Igor Amim e Vinicius Cabral, ambos da Produtora Cocriativa Conteúdos Audiovisuais.

Em uma ação que conta com a parceria com o Projeto Escola Animada – Rede Cineclubes, o projeto “O Que Queremos para o Mundo” integra a programação do Festival Ver e Fazer Filmes 2017 com a realização de duas oficinas:


OFICINA REALIDADE VIRTUAL – ANIMAÇÃO VR 360

WhatsApp Image 2017-07-17 at 18.42.05Irá mobilizar jovens da Região para a produção de um conteúdo transmídia do filme “O que queremos para o mundo?”. Os participantes irão produzir pequenas animações 3D com saída para óculos de realidade virtual, a ser projetado durante o show da Banda Constantina, atração que encerra as atividades do projeto no dia 28 de julho.

Quem coordena a oficina é Luc Petitot, da Bélgica, um artista multimídia com mais de quinze anos de experiência no campo da animação por computadores. No campo da produção, Petitot é sócio-diretor e consultor na empresa Real Reality. (www.realreality.com).

Dirigida ao público jovem (15 a 18 anos), a Oficina Animação VR 360  será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho, sempre às 14h00, no Instituto Federal – IF / Colégio Cataguases,  em Cataguases.


OFICINA “JOGO DOS MUNDOS”

WhatsApp Image 2017-07-17 at 18.40.04 Jogo cooperativo, uma brincadeira onde os participantes recebem cartas com chamados para agirem diante de desafios socioambientais e tecnológicos do Mundo, que tornarão suas missões. Esses chamados aparecem através de cartas com situações e inspirações que estimulam o sentir, a imaginação, o pensamento, o diálogo e a criatividade de todos. Para vencerem o jogo, os participantes precisam apresentar, da forma mais criativa possível, como se fosse um ensaio de um filme, um manifesto em vídeo com soluções onde todos se tornam protagonistas de “O Mundo que Queremos”!

Os coordenadores da oficina são Igor Amin e Claudio Santos.

WhatsApp Image 2017-06-08 at 09.16.52

Igor Amin, de Belo Horizonte, é artista multimídia, educador audiovisual e gestor sociocultural, sócio-diretor da Cocriativa Conteúdos Audiovisuais, que viabiliza projetos em Audiovisual, Transmídia e Economia Criativa. “O Que Queremos para o Mundo”, seu primeiro longa, recebeu menção honrosa no Festival Noida International Film Festival, Greater Noida-Índia.

Claudio Santos, de Belo Horizonte, é formado em Comunicação e Mestre em Sustentabilidade e Inovação, sócio fundador e diretor de criação da Voltz Design, onde desenvolve projetos para importantes instituições, fundações e museus de Minas Gerais. É professor da Escola de Design da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, e coordenador do laboratório de tipografia.

 A Oficina Jogo dos Mundos, direcionada ao público infanto-juvenil (de 11 a 14 anos), será realizada no dia 27 de Julho, às 09h00, no Cineclube Silvio Tendler / Colégio Cataguases, em Cataguases.


EXIBIÇÃO DO FILME “O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO” E SHOW DA BANDA CONSTANTINA

WhatsApp Image 2017-07-17 at 18.40.08No dia 28 de julho, um programa especial encerra as atividades do Projeto, com exibição do longa-metragem  “O Que Queremos para o Mundo”, às 18h00, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases.

Para encerrar as atividades do projeto, a atração é o show com a  Banda Constantina, que integra a trilha sonora do filme. Entre seus  músicos, todos de Belo Horizonte, destaque para Daniel Nunes que fez a direção musical  do longa

O show será realizado no dia 28 de julho, às 22h00 na Praça Rui Barbosa.

“O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO?”, de Igor Amin

Luzia é uma menina tímida, dona de um mundo interno cheio de fantasia e imaginação. Quando o seu professor de música pede para a turma criar uma apresentação em grupo, Luz se vê desafiada a transmitir toda a sua criatividade e tirar suas ideias do papel. Com a ajuda das amigas Bela, Lua e Sol, o trabalho escolar se transforma em uma experiência única.

Sobre a banda Constantina

Para saber sobre a Banda Constantina, acesse: http://www.constantina.art.br/

Para ouvir: constantina.art.br/#!albuns-br