No dia 17, a exibição do longa ESCOLAS EM LUTA, documentário de Eduardo Consonni, Rodrigo Marques e Tiago Tambelli, que mostra a luta de estudantes secundaristas para impedir que 240 escolas públicas da cidade de São Paulo fossem fechadas, gerou um debate acalorado onde professores e estudantes da Rede Cineclube debateram o papel da escola na formação dos jovens, e expressaram o desejo de uma escola mais criativa, mais aberta ao debate, e sobretudo, mais conectada ao mundo contemporâneo e às novas formas de aprender e ensinar.
À noite, os estudantes assistiram, em primeiríssima mão, à exibição do documentário “Humberto Mauro”, do diretor André di Mauro. Sobrinho-neto do pioneiro do audiovisual no Brasil, André Di Mauro traz um panorama da vida e obra desse grande cineasta, por meio de trechos de entrevistas e de filmagens.
A sessão realizada no Centro Cultural Humberto Mauro, foi a terceira exibição do filme, que fez sua estreia com grande sucesso no Festival Internacional de Veneza, um dos mais importantes do mundo.
Presente no evento, o diretor André Di Mauro falou sobre sua produção como um verdadeiro mergulho na vida e obra de Humberto Mauro, das difíceis escolhas entre tantas imagens que retratam seu estilo inigualável, e da alegria de render essa grande homenagem ao tio-avô, considerado o precursor do cinema nacional e latino americano.
Na foto: André Di Mauro, diretor do documentário, Cesar Piva, do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Marco Andrade, Da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, e William Lobo, Prefeito de Cataguases.