Depois de assistir a uma programação especial de filmes voltados para sua faixa etária, com sessões comentadas por cineastas e produtores de cinema presentes no Festival, e participar de uma oficina especial, cerca de 300 jovens irão compor um júri para eleger o melhor filme da Mostra de Cinema Infanto-Juvenil, com o Troféu Câmera na Cabeça.Selecionados em escolas públicas e particulares da cidade, 280 jovens com idades entre 14 e 17 anos, irão participar de um processo de formação e aprendizado, com palestras e workshops. Cento e trinta estudantes também realizam a oficina “Minuto Lumière”, quando cada um deles irá produzir um mini-metragem de um minuto. A oficina é ministrada por Ana Dillon, mestranda da Université Paris 3 – Sourbonne Nouvelle e curadora da Mostra Infanto- Juvenil.
Nessa turma, ainda participam 30 meninos e meninas cadastrados em 10 municípios vizinhos. Dentro da perspectiva de promover a integração entre as cidades da região, eles participam de um programa de intercâmbio e serão recebidos por famílias de Cataguases.
Outro grupo de 20 crianças, entre 9 e 13 anos irão assistir às sessões de cinema infantil para compor um júri especial e eleger o melhor filme e curta-metragem na categoria.
Um Comentário