No dia 2 de junho, deu início o ciclo de oficinas integradas do Projeto Irradiar, criado e coordenado pelo cineasta, escritor e roteirista Orlando Senna, e a atriz, documentarista e escritora Conceição Senna.O projeto integra uma série de ações de preparação para o Festival Ver e Fazer Filmes, oferecendo oficinas de capacitação gratuitas na área do audiovisual. Vinte e um jovens de Cataguases e região foram selecionados para participar dos cursos.
Orlando e Conceição, que ministraram a oficina Fundamentos Dramatúrgicos, tiveram um animado bate-papo com os residentes da Fábrica do Futuro em Cataguases. Os dois artistas, juntos numa bem-sucedida parceria profissional e afetiva, falaram de sua longa e rica experiência no setor cultural, em especial, do audiovisual.
A trajetória de Orlando caminha pelo jornalismo, literatura, cinema e educação, tendo atuado em países da América Latina, África e Europa. Conceição é atriz, documentarista e escritora, atuou no teatro, cinema e TV, com marcantes participações em produções no Brasil e exterior.
Em sua nova experiência com o Projeto Irradiar, os dois artistas aliam a bagagem acumulada em mais de 40 anos de carreira, com a formação de novos talentos, em oficinas que oferecem capacitação especializada na área do audiovisual. Eles apostam em uma formação mais dinâmica, que acompanha o tempo e suas mudanças, e apontam o audiovisual como uma das grandes promessas no âmbito da economia da cultura no país.
“A internet marca o início do século XXI, as produções multimídia devem ser cada vez mais inovadoras estética e tecnicamente, com conteúdos para as telas pequenas, mídias móveis, o cinema interativo e a era dos jogos eletrônicos e da realidade virtual”, diz Orlando. Ele acredita que a evolução do audiovisual é traçada não só a partir do avanço da tecnologia como também da comunhão entre artistas e técnicos, em um momento histórico onde “a oitava arte já está se formando e se construindo”.
Conceição ressalta que a internet abriu espaço para as produções multimídia, os curtas e mini- metragens e as criações para pequenas telas, celulares e web. Para os fundadores do Projeto Irradiar, a modernidade tecnológica criou um novo modo de produção para o artista e criador audiovisual, em termos de narrativas, linguagens, estéticas e técnicas. Eles defendem a criação de escolas regionais de cinema e audiovisual e a criação de uma rede de TV pública, realmente voltada e controlada pela sociedade, como uma nova vertente no meio de comunicação.
Saiba mais sobre Orlando Senna e Conceição Senna:
Diretor, roteirista e produtor, muitos de seus filmes marcaram a história do cinema brasileiro. Com o inovador Iracema recebeu premiações na França e na Alemanha. Foi Secretário Nacional do Audiovisual do atual governo federal e diretor geral da TV Brasil. Fundou e dirigiu a Escola Internacional de Cinema e Televisão San Antonio de los Baños e o Instituto Dragão do Mar, ambos em Cuba. Atualmente, é presidente da Tal-Televisión América Latina e, membro do Conselho Superior da Fundação do Novo Cinema Latino-americano.
Atriz e documentarista, Conceição Senna atuou no teatro e no cinema, com destaque para O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha; Iracema, de Orlando Senna e Jorge Bodanzky; Caveira my friend, de Álvaro Guimarães; e Chega de saudade, de Laís Bodanzky. Dirigiu os documentários Brilhante e Memória do Sangue, premiados em vários festivais. Produziu e apresentou o programa Ventana Al Sur na televisão cubana, uma das maiores audiências do país.
Um Comentário