Mais de 200 estudantes de 12 cidades e distritos da Zona da Mata mineira desembarcaram em Cataguases essa manhã para participar da MOSTRA JUVENTUDES, com exibição de 18 curtas e longas-metragens nacionais, selecionados por curadoria especializada.
Os jovens integram os coletivos de gestão da REDE CINECLUBE, instalados em 23 escolas públicas localizadas na região, e irão formar o Júri Jovem da Mostra Juventudes. Essa é uma ação em parceria com o Projeto Escola Animada, por meio do Programa Cine Escola, especialmente criado para mobilizar e preparar os estudantes para sua participação no Festival Ver e Fazer Filmes.
Hospedados por 3 dias nos amplos espaços do Colégio Cataguases, onde foi montada uma infra-estrutura apropriada para recebê-los, muitos desses estudantes irão viver uma experiência inédita em suas vidas: viajando na companhia de outros estudantes e professores, sem a presença dos pais, eles irão viver um intenso momento de compartilhamento de experiências, reflexões, desenvolvimento da autonomia e aprendizado.
Eles contarão com a tutoria permanente da equipe multidisciplinar do Projeto Escola Animada: Mirian Rolim, animadora e realizadora audiovisual; Luiz Leitão, professor e historiador; Iano Oliveira, historiador e fotógrafo; Isa Rodrigues, psicóloga e educadora, Rafaella Lima, produtora audiovisual.
No seu primeiro dia de encontro, os estudantes da Rede Cineclube passaram uma tarde de confraternização, onde cada participante se apresentou, falou de seu coletivo, da sua escola e do seu Ponto de Exibição. A grande diversidade de localidades, onde cada um dos 23 cineclubes têm realidades e características próprias, proporcionou um momento de rica troca de experiências, reconhecimento de afinidades e compartilhamento de ideias para a gestão dos cineclubes.
Não há galeria selecionada ou a galeria foi excluída.
Eles tomaram conhecimento da programação do Festival Ver e Fazer Filmes, a dinâmica de atividades, e conheceram o Colégio Cataguases, com suas obras modernistas, o parque e o Cineclube Silvio Tendler. Foi também o momento de formar alguns consensos em relação ao uso do espaço.
À noite, no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, assistiram ao primeiro filme da Mostra, com exibição do longa-metragem GUIGO OFFLINE, uma ficção de René Guerra, que conta a história de dois amigos adolescentes que viajam com o pai para um local sem acesso à internet e fazem descobertas surpreendentes.
A abertura da sessão contou com a presença de Cesar Piva, diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Willian Lobo, Prefeito Municipal de Cataguases e Fausto Menta, Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases.