No último dia do festival, mais uma atividade do FÓRUM CULTURA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL foi um dos destaques na programação, com participação de convidados especiais, entre especialistas, gestores municipais e estaduais, vereadores, educadores, empresários e profissionais do audiovisual.

Pela manhã, no Salão Nobre do Paço da Prefeitura de Cataguases, o evento contou com a presença do Prefeito William Lobo, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, o Secretário Estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, o diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva, gestores culturais, educadores e outras autoridades municipais e regionais.

A primeira mesa “CIDADES CRIATIVAS E EDUCADORAS” teve início com a apresentação de Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Banco Nacional do Desenvolvimento Social – BNDES que relatou a atuação da instituição e de suas importantes iniciativas de  revitalização de centros históricos no país.

Na sequência, a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas GeraisUFMG, Cristina Gouveia, palestrou sobre o tema “A Infância e a Cidade”, questionando a deterioração dos espaços públicos nas grandes cidades e ressaltando seu papel nos processos de educação de crianças e jovens, na compreensão da diversidade e no exercício de cidadania.

A segunda Mesa teve como tema “ARRANJOS PRODUTIVOS DO AUDIOVISUAL EM REDE”, foi apresentada por Cesar Piva, apresentando a trajetória do Polo Audiovisual da Zona da Mata,  seguido de Leonardo Guerra diretor superintendente do P7 Criativo (Agência de Desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais).

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o debate, o grupo se dirigiu para uma visita guiada ao Cine Teatro Edgard, comprado recentemente pela Prefeitura Municipal de Cataguases, que ganhará em breve um projeto capaz de reunir novos recursos para sua restauração e funcionamento.

À tarde, o workshop INFÂNCIA, CULTURA E CIDADE,  realizado no Ponto de Integração das Artes (PINA), no bairro Guanabara, contou com as apresentações de Maria Cristina Gouveia, da UFMG, Isa Rodrigues, educadora e uma das coordenadoras do Cine Escola, e Igor Amorim, empreendedor audiovisual e gestor do Instituto Mundos.

O debate teve a presença do Secretário Municipal de Educação, José Fernando Millane, e de professoras e professores que participaram das Mostras Infantil e Juvenil do Festival Ver e Fazer Filmes. Os educadores enriqueceram o debate relatando suas próprias experiências em classe, driblando com criatividade as dificuldades do setor para fazer da escola um espaço de descobertas, sociabilidade e aprendizagem.   

O Festival Ver e Fazer Filmes promoveu ainda dois workshops:

A ARENA ESCOLA CRIATIVA, com o tema “JUVENTUDES, CULTURA E A CIDADE” aconteceu no auditório do Colégio Cataguases, no dia 19 de outubro, com participação de mais de 170 estudantes e 40 professores do Ensino Médio de escolas que integram a Rede Cineclube, instalados em 12 cidades da região. Os convidados foram: Marcos Pimentel, documentarista, João Pontes, cientista social, Marco Andrade, ator e gestor cultural,  Luiz Leitão, professor e historiador, Andrea Toledo, educadora e pesquisadora, Flávia Lobo, coordenadora do PROLER.

Saiba mais sobre a Arena Escola Criativa

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>