Com participação de 250 crianças do Ensino Fundamental de 06 escolas municipais de Cataguases, a Mostra Infantil teve início no dia 23 de outubro, trazendo 10 filmes nacionais, de ficção e animação, em sessões seguidas de debates. Essa é uma ação educativa realizada em parceria com o Projeto Escola Animada, com planejamento, coordenação e tutoria da equipe multidisciplinar do projeto.
As exibições acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro, pela manhã e à tarde, envolvendo estudantes e professores dos dois turnos de cada escola.
Após cada sessão, os estudantes recebem pequenas cédulas com o nome de cada filme assistido seguido de 5 estrelas, que elas devem marcar assinalando o quanto gostaram de cada obra. No último dia, eles irão compor o Júri Infantil do Festival Ver e Fazer Filmes, escolhendo o Melhor Filme da Mostra Infantil.
A curadoria dos filmes é do documentarista Marcos Pimentel, diretor de formação do Polo Audiovisual da Zona da Mata, que buscou obras nacionais recentes, entre curtas de ficção e animação, com temas próprios do mundo infantil, podendo inspirar debates e reflexões.
Com desenvoltura, pequenos grupos de estudantes sobem ao palco após cada sessão para opinar sobre os filmes, destacando cenas e personagens que mais gostaram, em um debate aberto com os demais colegas. Com boa capacidade de expressão, as crianças surpreendem ao fazer observações sobre o perfil dos personagens, ou ainda sobre o recurso utilizado pelo diretor do filme para transmitir uma ideia ou um sentimento.
CINE ESCOLA:
Para mobilizar a criançada para sua participação no Festival Ver e Fazer Filmes, o programa Cine Escola Infantil promoveu, de maio a outubro, uma ação educativa junto às escolas participantes. Com a coordenação da equipe Escola Animada, crianças e professores participaram de diversas atividades lúdicas de sensibilização do olhar para o audiovisual, com exibições de filmes seguidas de debates, oficinas de fotografia e visitas a espaços culturais da cidade, como o Memorial Humberto Mauro, o Colégio Cataguases, o Cine Clube Silvio Tendler, entre outros.
A ideia principal foi prepará-las para conhecer o universo da produção audiovisual brasileira, estimular a reflexão ao avaliar e pensar sobre os filmes assistidos, expressar seus sentimentos e ideias sobre os temas abordados nas obras, e, em especial, prepará-las para compor o Júri Infantil.
Saiba mais: