FÓRUM ANIMAPARQUE
Local: Estúdio 1 do Animaparque | Rua Raul Cisneiros Guedes 193 – Bairro Guanabara.
Dia 5 de julho, sexta-feira
15h00
Visita Guiada ao ANIMAPARQUE.
16h00
Na abertura oficial do Fórum ANIMAPARQUE será realizada a Mesa Temática: “Cultura, Economia Criativa e Desenvolvimento Regional Sustentável”, trazendo uma abordagem sobre ações para regionalização de programas e recursos, públicos e privados, capazes de promover o
desenvolvimento cultural, econômico e sustentável.
Mediação:
Cesar Piva – Diretor executivo do Festival Ver e Fazer Filmes e Diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e do Instituto Fábrica do Futuro.
Participação:
Delania Cavalcante – Coordenadora de Investimento Cultural e Social do Instituto Energisa.
Eduardo Mantovani – Presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Energisa Minas Rio.
João Roberto Marques Lobo – Gerente Regional do Sebrae.
Lavínia Rodrigues – Reitora da Universidade de Estado de Minas Gerais.
Rosângela Lima – Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cataguases.
Rubens Ragone – Escritório Regional do Ministério da Cultura.
Nathalia Larsen – Subsecretária de Estado da Cultura de Minas Gerais.
FÓRUM ANIMAPARQUE
Local: Estúdio 1 do Animaparque | Rua Raul Cisneiros Guedes 193 – Bairro Guanabara.
Dia 6 de julho, sábado
10h00.
ARENA: “Encontro do Setor de Animação”, um ambiente de elaboração de propostas para o fortalecimento estratégico do setor de Animação Brasileira, considerando, em especial, a agenda em curso do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
Mediação:
Cesar Piva – Diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e do Instituto Fábrica do Futuro. Diretor Executivo do Festival Ver e Fazer Filmes.
Participação:
Igor Bastos – Sócio da Espacial Filmes (MG) e, recentemente, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Animação – ABRANIMA. Com “Placa Mãe”, Igor é o primeiro diretor e realizador de um longa-metragem de animação do interior de Minas Gerais.
Aline Belli – Sócia do Belli Stúdio (SC), presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – SANTACINE e uma das fundadoras do SC Criativa. Atua também como diretoria da ABRANIMA e, recentemente, assumiu um assento no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, da Agência Nacional de Cinema – ANCINE.
Itamony Barros – Produtora Executiva na Mono Animation. É graduada em Produção Audiovisual (PUCRS) e especialista em Gestão Cultural (SENAC-RS). Atua no mercado audiovisual há 18 anos. Gerenciou durante 4 anos nas áreas de Educação e Novos Negócios no Anima Mundi. Foi gestora do Polo Audiovisual do Rio Grande do Sul – APL Audiovisual e atuou na FUNDACINE- RS.
Luiz Fernando Alencar – Sócio e produtor da Immagini Animation (MG) e associado do Sindicato da Indústria do Audiovisual / SINDAV-MG. É graduado em Comunicação Social pela Uni-BH em 2005 e pós graduado em animação pela Universidade Veiga Almeida Rio de Janeiro. Em 2023, lançou como produtor o longa “Chef Jack: um cozinheiro aventureiro” dirigido por Guilherme Fiuza.
Marcelo Marão – Sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Formado na Escola de Belas Artes da UFRJ, foi Presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC-RJ. Seus curtas foram selecionados para 683 festivais de cinema em mais de quarenta países e receberam 130 prêmios.
Paulo Munhoz – Sócio da Tecnokena e diretor da Associação Brasileira de Empresas de Animação / ABRANIMA. Realizou 4 longas-metragens em animação e 3 séries, uma das quais exportada para 19 países (BRICHOS). Ganhou diversos prêmios com destaque para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2013 e dois ANIMA MUNDI. Criador do ANIMATIBA – Festival Internacional de Animação de Curitiba.
Sávio Leite – Mestre em Artes Visuais na UFMG. É professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e na Universidade de Estado de Minas Gerais – UEMG – Cataguases. É diretor de curtas-metragens, com filmes exibidos e premiados em importantes festivais nacionais e internacionais. Criador e coordenador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação e do TIMELINE – Festival Internacional de Arte Eletrônica de Belo Horizonte.
11h00.
PAINEL: “Territórios Criativos e Educativos de Impactos”, será um momento de apresentação de experiências e práticas criativas e educativas, organizadas por organizações da sociedade civil, universidades públicas, empresas públicas e privadas, com impactos relevantes no desenvolvimento de setores da Economia Criativa em Minas Gerais.
Mediação:
Cláudio Santos – Sócio da Voltz Design, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Escola de Design em Belo Horizonte e do curso de Cinema e Animação em Cataguases). É diretor do Instituto Fábrica do Futuro.
Participação:
Estúdio-Escola Animaparque.
Cesar Piva – Diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e do Instituto Fábrica do Futuro. Diretor Executivo do Festival Ver e Fazer Filmes.
Rio Pomba Valley
Delania Cavalcante – Coordenadora de Investimento Cultural e Social do Instituto Energisa. Mestre em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi gestora de desenvolvimento projetos sociais e culturais do Instituto Oi Futuro e Secretária Adjunta de Cultura do Estado do Ceará.
Núcleo de Design de Animação da UTFPR
Elisangela Lobo Schirigathi – É designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba/PR, onde leciona as disciplinas de fotografia e animação. Coordena o Encontro Nacional de Animação Experimental – ExperimentAnima. É membro da Red Académica Latinoamericana sobre Estudios de Animación – Sur a Sur.
Parque Tecnológico de Viçosa
Jucelia Maia – Formada em Administração, atua na Universidade Federal de Viçosa com a gestão de ambiente de Inovação, coordenando o TecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa, onde lidera iniciativas de Gestão de Projetos, Inovação e Empreendedorismo de base tecnológica.
Moinho Hub de Inovação de Juiz de Fora
André Noronha – Líder do Hub de Inovação do Moinho e um dos coordenadores do Sistema Municipal de Inovação de Juiz de Fora. Foi líder em Minas Gerais do InovAtiva e membro do Fórum de Hubs de Inovação do Brasil/Associação Brasileira de Startups.
BITUCA: Universidade de Música Popular –
Pablo Bertola – Cantor, compositor e uns dos gestores do Grupo Ponto de Partida (1980), da Bituca: Universidade de Música Popular (2004) e do centro cultural Estação Ponto de Partida, em Barbacena.
15h00.
ARENA: “O Audiovisual e a Animação Brasileira: Investimentos em Políticas Públicas e Privadas”, com destaque para a retomada de políticas públicas e investimentos privados, programas de regionalização e ações estruturantes para o audiovisual, em especial, para o setor da Animação Brasileira.
Mediação:
Cesar Piva – Diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e do Instituto Fábrica do Futuro. Diretor Executivo do Festival Ver e Fazer Filmes.
Apresentação:
Paulo Alcoforado é Diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), no exercício de seu segundo mandato, tendo também exercido os cargos de Superintendente de Fomento e Secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE e de Diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Participou da implantação e coordenação executiva dos Programas DOCTV Brasil e DOCTV América Latina, tendo liderado a implantação do Programa DOCTV CPLP.
Gustavo Mendecino – Presidente da Empresa Mineira de Comunicação – EMC – Governo de Minas Gerais.
Nayara Morais Bernardes – Gerente de Economia Criativa do SEBRAE.
Tatiana Feliciano – Diretora de Sustentabilidade do Grupo Energisa.
Participações especiais:
Aline Belli – Sócia do Belli Stúdio (SC), presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – SANTACINE e uma das fundadoras do SC Criativa. Atua também como diretoria da ABRANIMA e recentemente assumiu um assento no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, da Agência Nacional de Cinema – ANCINE.
Igor Bastos – Sócio da Espacial Filmes (MG) e, recentemente, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Animação – ABRANIMA. Com “Placa Mãe”, Igor é primeiro diretor e realizador de um longa-metragem de animação do Interior de Minas Gerais.
Marcos Pimentel – Sócio da Tempero Filmes e Diretor de formação da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Curador do Festival Ver e Fazer Filmes.
Itamony Barros – Produtora Executiva na Mono Animation. É graduada em Produção Audiovisual (PUCRS) e especialista em Gestão Cultural (SENAC-RS). Atua no mercado audiovisual há 18 anos Gerenciou e 4 anos nas áreas de Educação e Novos Negócios no Anima Mundi. Foi gestora do Polo Audiovisual do Rio Grande do Sul – APL Audiovisual e atuou FUNDACINE- RS.
Marcelo Marão – Sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Formado na Escola de Belas Artes da UFRJ, foi presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC-RJ. Seus curtas foram selecionados para 683 festivais de cinema em mais de quarenta países e receberam 130 prêmios.