O 8º Festival Ver e Fazer Filmes chega em julho de 2024 e destaca filmes brasileiros de animação. As produções recentes, de vários talentos nacionais, serão exibidas gratuitamente em Cataguases, de 1º a 6 de julho, no Centro Cultural Humberto Mauro. A curadoria dos filmes é do documentarista e diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, Marcos Pimentel.
Sessão Cine Escola Mostra Infantil
Nos dias 2, 3 e 4 de julho acontece a Sessão Cine Escola Mostra Infantil, com apresentação de nove filmes de animação para um júri muito especial: 500 estudantes do ensino fundamental das redes pública e particular de Cataguases. São crianças com idades entre 8 e 12 anos, de dez escolas selecionadas, que vão escolher a melhor produção de animação para receber o troféu ‘Melhor Filme Mostra Infantil 2024’.
Todos os filmes serão exibidos em duas sessões: uma às 8h30 e outra às 13h30. Metade dos estudantes participam da sessão no turno da manhã, metade no turno da tarde.
Sessões animadas
O longa de animação “Chef Jack – O cozinheiro aventureiro” (2023) abre o 8º Festival Ver e Fazer Filmes, como um abraço à saudade deixada por seu diretor, o cineasta mineiro Guilherme Fiuza, que faleceu em maio deste ano. A obra, de classificação livre, conta a história do chef de cozinha Jack, que viaja por todos os cantos do planeta cozinhando e buscando ingredientes raros e finos para completar suas receitas. “Chef Jack – O cozinheiro aventureiro” será exibido dia 1º de julho, às 19h, no Centro Cultural Humberto Mauro, no centro de Cataguases e faz parte da faixa Sessão Animada da programação do festival, com longas de animação que vão até sexta-feira, 05, sempre no mesmo horário e local.
Na terça feira, dia 2, o filme será “Tarsilinha” (2022), de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. Quarta, dia 3, “Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente” (2021), de Cesar Cabral, traz o universo do cartunista Angeli para a Sessão Animada. Quinta-feira, dia 04 de julho, o Centro Cultural Humberto Mauro exibe o longa de animação “Placa-Mãe” (2023/2024), do diretor Igor Bastos, que estará presente na sessão. No último dia da Sessão Animada, sexta-feira, dia 5, o festival apresenta “Bizarros peixes das fossas abissais” (2023), também com a presença do diretor do filme, Marcelo Marão.
Sessão Usina Criativa de Cinema
Talentos regionais da animação também estarão na tela do Festival Ver e Fazer Filmes. Para sábado, 6 de julho, está programada a Sessão Usina Criativa de Cinema, com exibição de oito curtas no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19h. As obras foram produzidas com recursos do Edital Usina Criativa de Cinema, um incentivo para talentos do audiovisual, residentes na área de atuação do Polo Audiovisual da Zona da Mata. Dos oito filmes, quatro são curtas de até cinco minutos e quatro são micro-narrativas de até um minuto. Após a sessão, a organização convidará os presentes a votarem no melhor curta e na melhor micro-narrativa. Um júri técnico também concederá a premiação em oito categorias:
Melhor Filme – Curta; Melhor Filme – Micro-Narrativa; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Desenho de Som; Melhor Direção de Arte.